Hospital São Camilo - Unidade Pompéia
História
O primeiro hospital da Rede a ser fundado foi a Policlínica São Camilo, em 1928, no bairro da Pompeia, zona oeste da cidade, idealizado pelo padre Inocente Radrizzani. Em 23 de janeiro de 1960, transformou-se no Hospital e Maternidade São Camilo Pompeia, hospital geral que realiza desde partos até transplantes, com completo centro de diagnóstico e atendimento em todas as especialidades. A Unidade Pompeia é acreditada internacionalmente pela Accreditation Canada e acreditada com Excelência, pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
Valores:
[conceitos éticos, morais e culturais]
espiritualidade;
comprometimento profissional e social;
princípios éticos nas ações;
desenvolvimento profissional;
valorização da vida e da saúde;
qualidade e humanização no atendimento;
integração institucional;
gestão auto-sustentável.
Missão:
[perfil, onde e como atuar]
“Proporcionar serviços na área da saúde, superando a expectativa dos clientes, alicerçados na competência, tecnologia, humanização e valorização da vida”.
Visão 2012:
[o que queremos ser]
“Ser reconhecido como Rede de hospitais de alta qualidade no atendimento médico e hospitalar, consolidando-se como primeira opção em urgência e emergência nas áreas de abrangência e como uma das cinco melhores opções para tratamentos eletivos na Região Metropolitana de São Paulo”.
Carta de Princípios das Entidades Camilianas:
A Província Camiliana Brasileira da Ordem dos Ministros dos Enfermos - Padres e Irmãos Camilianos - declara publicamente seu compromisso de fidelidade aos ideais do fundador, São Camilo de Léllis, atualizando seu carisma e espiritualidade para servir, com amor evangélico e competência profissional, às novas gerações em suas múltiplas necessidades, dando atenção preferencial aos mais carentes e excluídos da sociedade.
A missão profética que herdamos do nosso fundador, e que somos chamados a levar adiante, consiste em "testemunhar no mundo o amor sempre presente de Cristo para com os doentes", no respeito e na defesa incondicional dos valores humanos, cristãos e católicos. Em conformidade com esta missão, os Camilianos dão ênfase especial à valorização da vida e da saúde, da pessoa humana, de seus profissionais, e à competente e fiel administração de suas obras.
Quanto à valorização da vida e da saúde, os Camilianos, seus profissionais e respectivas entidades respeitarão todas as suas dimensões - biológica, psíquica, social e espiritual. Empenhar-se-ão em promovê-las e cuidá-las, até o limite de suas possibilidades, segundo os valores éticos, cristãos e eclesiais, dentro de uma visão holística e ecumênica, repudiando tudo quanto possa agredir ou diminuir sua plena expressão.
Quanto à valorização da pessoa, as entidades camilianas caracterizar-se-ão pelo reconhecimento e defesa da dignidade fundamental de todos os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus. Os que atuam em instituições camilianas deverão primar pela atenção, pelo respeito, cuidado personalizado e amor efetivo para com todos os que utilizarem seus serviços, sem discriminação.
Quanto à valorização de seus profissionais, as entidades camilianas reconhecerão neles seu principal e verdadeiro patrimônio, conscientes de que é por seu intermédio e graças à sua dedicação que serão preservados os valores ora professados em favor da vida e saúde da pessoa humana. Cientes do seu valor, as entidades camilianas desenvolverão e aplicarão uma política de recursos humanos que possibilite, de forma integrada, o desenvolvimento, a capacitação profissional e a formação espiritual de seus profissionais, propiciando um clima de união, fraternidade e co-responsabilidade entre todos os integrantes de suas instituições assistenciais, educacionais, sociais e religiosas. A eles seja oferecida e incentivada também a oportunidade de envolvimento na saúde comunitária e no engajamento voluntário.
Quanto à administração, as entidades camilianas empenhar-se-ão na busca incessante de conhecimentos humanos, éticos, científicos, tecnológicos e pastorais capazes de garantir a utilização racional dos recursos disponíveis em benefício da humanização e da qualidade dos serviços na comunidade, segundo o ideal de São Camilo. Além da excelência administrativa, as entidades camilianas terão sempre presente o compromisso fundamental de respeito e preservação dos valores que professamos, colocando-se efetivamente a serviço da vida e da saúde das pessoas, sobretudo as mais carentes e excluídas, e valorizando seus profissionais. Dessa forma, a administração não terá um fim em si mesma, mas será um excelente instrumento para a viabilização da visão cristã de valores no mundo da saúde, bem como para o exercício eficiente e eficaz do carisma camiliano, tornando-nos agentes de transformação.
As entidades camilianas estudarão e estabelecerão estratégias adequadas que possibilitem a avaliação de seus recursos e energias, para desenvolvê-los sempre mais, respeitadas suas respectivas áreas de atuação social, assistencial e educacional. Elas buscarão a integração, sinergia de esforços e recursos, mútua ajuda e colaboração, parcerias em áreas afins, fortalecendo-se na unidade e na missão, em vista da promoção e construção de uma sociedade mais saudável, justa e solidária.
Fonte: www.camilianos.org.br
Pronto-Socorro Adulto
Estrutura e informações
Totalmente estruturado e equipado para atender os casos de urgência e emergência nas diversas áreas, como clínica geral, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e ortopedia, o Pronto-Socorro Adulto atende 24 horas, com total eficiência. Conta com médicos com, no mínimo, três anos de residência nas diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem capacitados, formados pelas melhores escolas do país.
Um dos pilares da qualidade mantida pelo Pronto-Socorro é o aprimoramento constante desses profissionais, por meio da participação em cursos, congressos e reuniões mensais, a fim de discutir condutas e normatizar procedimentos. Os médicos que trabalham no setor de Emergência do Hospital, regularmente fazem dois cursos: ATLS - Atendimento de Emergência ao Politraumatizado e ACLS - Atendimento às Emergências Cardiológicas e os profissionais de Enfermagem realizam cursos periódicos de MAST - Manobras Avançadas de Suporte ao Trauma. Sem contar a retaguarda de toda equipe médica do Hospital, o que garante um atendimento rápido, preciso e seguro para qualquer tipo de intercorrência.
Nas Unidades Pompeia e Santana, outro diferencial é o plantão 24 horas da equipe de neurologia, que oferece atendimento ininterrupto com a dedicação e competência de profissionais treinados e qualificados. Isso torna os atendimentos de emergências neurológicas mais rápidos, como derrames e traumatismos cranianos, entre outros.
Especialidades de Retaguarda
Cardiologia e Cirurgia Cardíaca;
Cirurgia Buco-Maxilo-Facial;
Cirurgia Geral;
Cirurgia Vascular;
Cirurgia Plástica e Queimados;
Cirurgia de mão;
Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
Dermatologia;
Endocrinologia;
Gastroenterologia e Hepatologia;
Hematologia;
Infectologia;
Neurologia;
Nefrologia e Urologia;
Oncologia;
Oftalmologia;
Otorrinolaringologia;
Pneumologia e Cirurgia Torácica;
Psiquiatria;
Reumatologia.
Por que alguns pacientes são atendidos mais rápido que outros?
Durante a triagem é possível determinar a rapidez com que você precisa ser atendido pelo médico. Pacientes com sintomas graves têm prioridade no atendimento, assim como idosos, gestantes e deficientes físicos conforme Lei nº 11.355 de 17 de março de 2003.
Motivos que prolongam o tempo de atendimento
Realização de exames laboratoriais;
Realização de exames de imagem (raio X, ultrassonografia e tomografia);
Necessidade da opinião do especialista.
Horário de Funcionamento – 24 horas
Pronto-Socorro Infantil
Estrutura e informações
A Rede São Camilo tem como missão oferecer atendimento hospitalar humanizado e de qualidade. No caso do Pronto-socorro infantil (PSI) das Unidades Pompeia e Santana, nossa preocupação é ainda maior: preservamos ao máximo um espaço com elementos lúdicos em sua ambientação, para que a experiência e o contato com um Hospital não sejam traumáticos para as crianças.
As Unidades Pompeia e Santana contam com uma equipe qualificada de pediatras e neonatologistas, que ficam à disposição para o atendimento de urgências e emergência com crianças de todas as idades. Além do Corpo Clínico de Retaguarda, nas áreas de cardiologia e cirurgia cardíaca infantil, cirurgia geral infantil, neurologia, pneumologia e cirurgia torácica infantil, contamos com uma sala, especialmente preparada para o atendimento de emergência. Esta sala está equipada com oxigenador infantil, oximetria de pulso, monitores de ECG, monitores de pressão não-invasivos e desfibrilador.
O PSI atende crianças e adolescentes até 12 anos completos.
Especialidades de Retaguarda
Cardiologia e Cirurgia Cardíaca;
Cirurgia Buco-Maxilo-Facial;
Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
Cirurgia Geral;
Cirurgia de mão;
Cirurgia Plástica e Queimados;
Cirurgia Vascular;
Dermatologia;
Endocrinologia;
Gastroenterologia e Hepatologia;
Ginecologia;
Hematologia;
Infectologia;
Nefrologia e Urologia;
Neurologia;
Oftalmologia;
Oncologia;
Ortopedia;
Otorrinolaringologia;
Pneumologia e Cirurgia Torácica;
Psiquiatria;
Reumatologia.
Horário de Funcionamento – 24 horas
Política de Qualidade
O Escritório Corporativo da Qualidade tem como missão proporcionar o mais alto nível de qualidade ao menor custo, de maneira mais equitativa, ao maior número de pessoas por meio da definição de políticas e práticas padronizadas e garantia da excelência dos processos e a segurança do paciente.
Política de Qualidade
Garantir a Segurança do Paciente;
Gerenciar Riscos Institucionais;
Promover ações de melhoria contínua dos processos;
Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de Boas Práticas;
Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
Manter foco no cliente.
Sistema de Gestão da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade está alicerçado nos pilares fundamentais da Qualidade, segundo Donabedian (1990):
Eficácia: é a habilidade da ciência médica em oferecer melhorias na saúde e no bem-estar dos indivíduos.
Efetividade: é a relação entre o benefício real oferecido pela assistência e o resultado potencial, representado por estudos epidemiológicos e clínicos.
Eficiência: é a relação entre o benefício oferecido pela assistência médica e seu custo econômico.
Otimização: é o estabelecimento do ponto de equilíbrio relativo, em que o benefício é elevado ao máximo em relação ao seu custo econômico. É a tentativa de evitar benefícios marginais a custos inaceitáveis.
Aceitabilidade: é a adaptação dos cuidados médicos e da assistência à saúde às expectativas, desejos e valores dos pacientes e suas famílias. Este atributo é composto por 5 conceitos: acessibilidade, relação médico-paciente, amenidades, preferências do paciente quanto aos efeitos da assistência e preferências do paciente quanto aos custos da assistência.
Legitimidade: é a possibilidade de adaptar satisfatoriamente um serviço à comunidade ou à sociedade como um todo. Implica conformidade individual, satisfação e bem-estar da coletividade.
Equidade: é a determinação da adequada e justa distribuição dos serviços e benefícios para todos os membros da comunidade, população ou sociedade.
Para atender a estes pilares e manter a Excelência dos serviços prestados, a Gestão da Qualidade trabalha em algumas dimensões como Gerenciamento de Riscos, Auditorias Internas, Padronização de Protocolos, Procedimentos e Rotinas, Treinamentos, Gestão orientada por processos e acompanhamento de resultados.
Boas Práticas em Saúde
Boas Práticas são um conjunto de critérios ou padrões que definem a melhor maneira de executar uma atividade ou procedimento. O Institute of Healthcare Improvement (IHI) reúne uma série de pacotes de intervenções chamados de Bundles, que visam evitar ou reduzir danos ao paciente. O Hospital São Camilo é integrante da Campanha 5 Milhões de Vidas desde 2007 e tem alcançado excelentes resultados.
Excelência e Acreditação
O São Camilo investe em um ambiente propício à Qualidade, buscando continuadamente introduzir metodologias e ferramentas que favoreçam a Cultura da Excelência e a Melhoria dos processos, como o Lean Seis Sigma, que aumenta o valor agregado ao cliente. Os modelos de Acreditação Nacional e Internacional validam o Sistema de Gestão instituído e conferem ao hospital um selo de Excelência Internacional. |