História
O nascimento da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), na década de 50, resultou do compromisso da comunidade judaica em oferecer à população de nosso país uma referência em qualidade da prática médica.
Mas a Sociedade queria ir além da simples construção de um hospital. E assim foi feito, construído com recursos provenientes de doações e do trabalho de um grupo de pessoas dedicadas, o Hospital Israelita Albert Einstein foi inaugurado em 1971. A partir de então tornou-se referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado e expandiu suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa.
A atuação em responsabilidade social do Einstein começou na década de 60, quando a Pediatria Assistencial atendia gratuitamente crianças da região do Morumbi. Em 1997, foi criado o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis para dar assistência a 10 mil crianças de uma das maiores comunidades carentes de São Paulo. Hoje, além desse programa e do atendimento à comunidade judaica, o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências.
Hoje, a SBIBAE está à frente de projetos importantes, que mostram como a parceria público-privada pode render frutos para a comunidade, inspirando outras instituições a engrossarem suas fileiras em prol da saúde em nosso país. Nossas competências e conhecimentos estão a serviço não só dos pacientes em nossas unidades, mas também em mais de duas dezenas de locais na Grande São Paulo, no Brasil e no mundo.
Abrigadas no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, as atividades de educação e pesquisa são o motor de inovação que não se restringem aos pacientes do HIAE e englobam cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, treinamentos sofisticados e pesquisas clínica e experimental.
Em 2006, a SBIBAE iniciou um plano de expansão que deve terminar em 2012. O projeto prevê dobrar o tamanho das instalações da Unidade Morumbi. Essa iniciativa busca responder às crescentes taxas de ocupação, ao aumento do número de pacientes externos e adaptar a infra-estrutura do HIAE às exigências das modernas tecnologias, à nova realidade da prática médica e aos mais rigorosos requisitos de qualidade no atendimento.
Missão
Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira.
Visão
Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.
Valores
Mitzvá, Refuá, Chinuch e Tsedaká, ou seja, Boas Ações, Saúde, Educação e Justiça Social. Foram esses os preceitos judaicos que motivaram médicos da comunidade judaica a fundar a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein há mais de 50 anos. Somados aos valores organizacionais (Honestidade, Verdade, Integridade, Diligência, Competência e Justiça), eles norteiam as atividades e os colaboradores da instituição.
Apartamento geriátrico
Os apartamentos geriátricos foram especialmente projetados para o tipo de paciente que devem abrigar. Pintados em cores quentes (amarelo, laranja e ocre), que transmitem sensação de acolhimento e conforto, e pouco reflexivas, para evitar confusão sensorial. Os quartos possuem barras de segurança em toda a sua extensão e piso capaz de amortecer o impacto em caso de quedas.
As camas "total care" transformam-se em poltronas quando necessário. E as poltronas propriamente ditas são mais altas e firmes do que o usual. Para reduzir a quantidade de móveis e facilitar a locomoção, a bandeja de alimentação é embutida no criado-mudo e pode ser acionada ao simples toque de um botão.
Um quadro magnético, colocado na parede em frente à cama, oferece lousa branca para os recados da enfermagem, área para fixação de fotografias e outros itens pessoais, além de relógio e calendário com caracteres de fácil visualização, que ajudam o paciente a manter a noção do tempo ao longo da internação. Os banheiros são adaptados para o trânsito em cadeira de rodas, permitindo giros de 180 graus. Dotados de barras de segurança e assento para o banho, possuem pisos revestidos com manta antiderrapante.
Apartamentos
Espaçosos, claros e arejados, os apartamentos são pintados em tons pastel e dispõem de persiana automática, cofre digital, TV a cabo e conexão para Internet, por meio da rede sem fio (Wi-fi).
Os banheiros apresentam design moderno e barras de suporte para auxiliar na sua utilização.
O Serviço de Alimentação merece destaque: os pacientes recebem dieta balanceada, nutritiva e saborosa, sempre seguindo a prescrição médica.
Para os acompanhantes, que podem solicitar pelo telefone - ao restaurante e às cafeterias Viena que suas refeições sejam servidas no apartamento, o serviço de alimentação tem o mesmo cuidado e atenção no preparo e apresentação dos pratos.
Refeições vegetarianas, kasher (dieta que obedece aos preceitos religiosos judaicos) e com outras especificações também são disponibilizadas, de acordo com as demandas dos clientes.
Brinquedoteca
Para a recreação das crianças internadas na Pediatria, cujas enfermidades não apresentem risco de contágio, o Hospital Israelita Albert Einstein dispõe de uma alegre e acolhedora brinquedoteca.
Com o objetivo de garantir o conforto de todos os usuários, lembramos que as crianças devem estar sempre acompanhadas por adultos responsáveis e que o espaço da brinquedoteca não é adequado para refeições ou procedimentos de enfermagem.
Restaurantes
Restaurante Viena
Local: Unidade Morumbi - Atrium - 1º andar - Bloco A
Horário de Funcionamento: diariamente das 7 às 23h30; balcão do restaurante aberto 24 horas
Cafeteria Viena I
Local: Unidade Morumbi - Atrium - 1º andar - Bloco A
Horário de Funcionamento: diariamente das 7 às 23h30
Cafeteria Viena II
Local: Unidade Morumbi - Atrium - 3º andar - Bloco D
Horário de Funcionamento: diariamente das 7 às 21h
Viena Express - Culinária Judaica / Comida Kosher
Local: Unidade Morumbi - Atrium - 1º andar - Bloco A
Horário de Funcionamento: aberto de domingo a quinta-feira,das 12 às 21h, e de sexta-feira, das 12 às 14h. Fechado aos sábados.
Einstein em números
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
5.600 funcionários
67% feminino e 33% masculino
Idade média: 34 anos
Tempo médio na instituição: 5 anos
Assistência à saúde
500 leitos
Cerca de 6.000 médicos cadastrados
2,1 milhões de exames realizados nas unidades do Albert Einstein Medicina Diagnóstica
189 transplantes realizados, sendo 95% via SUS
Mais de 1.400 transplantes de órgãos sólidos realizados pelo Sistema Único de Saúde desde 2002
Responsabilidade Social
1,2 milhão de atendimentos no Programa Saúde da Família, na Unidade de Triagem do Hospital Municipal do Campo Limpo e na Assistência Médica Ambulatorial da Vila Prel
101 mil exames laboratoriais, de ultrassonografia, de eletroneuromiografia, de eletroencefalografia e de tomografia, além de consultas e procedimentos de oftalmologia
1.188 beneficiários da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), do Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista (CIP), do Berçário Naar Israel e do Residencial Israelita Albert Einstein
10 mil crianças assistidas pelo Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis
410 voluntários, com cerca de 212 mil atendimentos anuais em 49 setores de atuação
Cerca de 3.000 amostras armazenadas no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário
Ensino e Pesquisa
77.790 profissionais treinados
Cerca de 1.300 alunos matriculados nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação lato sensu
229 artigos publicados (sendo 52 por pesquisadores do IIEP e 177 pelo HIAE) em revistas científicas
Em 2008, mais de R$ 1 milhão investido em pesquisa, sendo que 2/3 tiveram origem em contratos para projetos científicos (grants competitivos e doações). Somente no primeiro trimestre de 2009 já foram captados mais de R$ 500 mil para esse fim
Cerca de 50 pesquisadores (incluindo pós-graduandos, pós-docs e pesquisadores contratados) envolvidos em mais de 100 projetos de pesquisa em andamento em 2008, nos centros de Pesquisa Clínica, Pesquisa Experimental e Instituto do Cérebro do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Meio Ambiente
Mais de 355,7 toneladas de materiais reciclados (como papel, plástico e metais)



 


|